VIRTUALIZAÇÃO

Definição

A virtualização é a forma de integrar e executar serviços, softwares e sistemas operacionais em um único espaço online: a nuvem. Os servidores virtualizados sincronizam as informações de vários dispositivos, por isso a virtualização é o meio pelo qual, a maioria das empresas escolhe para realizar suas ações na internet.

A virtualização é uma forma de dividir os recursos de um servidor físico em diversas repartições virtuais. São quatro partes de funcionamento de um sistema virtual de software: 

1. Servidor físico: é uma máquina composta por CPU, memória, discos, conexões de rede e conexões a SAN.

2. Hypervisor: é instalado no servidor um sistema operacional chamado Hypervisor, com capacidade para dividir o hardware em pequenas partes. 

3. Máquinas virtuais: cada uma destas partes divididas é como uma “fatia” do hardware. Estas partes ficam armazenadas em arquivos dentro do sistema operacional do Hypervisor.

4. Instalação do Hypervisor nas máquinas virtuais: em cada máquina, pode ser instalado um sistema operacional diferente, de acordo com a necessidade.

Tipos de virtualização:

  • De Hardware
  • De apresentação
  • De aplicativos.

Vantagens da virtualização:

1. Mais segurança: As máquinas virtuais trabalham de forma isolada umas das outras, o que inclui o local hospedeiro (host). Há diferentes tipos de segurança e sistemas operacionais para cada serviço, individualmente, assim, o seu sistema como um todo, será mais seguro.

2. Custos reduzidos: Quem pensa que para se trabalhar com virtualização e com sistemas mais modernos precisa investir muito se engana. Investe-se muito pouco com hardware, computadores e outros dispositivos.

3. Economia de energia: Num país onde o custo da energia elétrica é dos mais caros do mundo, economizar é uma boa prática! Isso acontece devido a redução de hardware: menos máquinas ligadas, menos energia elétrica consumida.

4. Economia de espaço físico: Com menos máquinas e dispositivos, há uma considerável redução de utilização de espaço físico.

5. Menos hardwares ociosos: Não existem hardwares ociosos com a virtualização. Os recursos são alocadas de maneira mais eficiente entre as máquinas virtuais.

6. Ambiente de testes: Antes de iniciar uma aplicação, é possível testá-la no ambiente virtual de software, diminuindo em muito os riscos de erros de procedimentos deste tipo.

7. Facilidade de migração de ambientes: Evita-se todo o trabalho de reinstalação e configuração dos sistemas.

8. Segurança de dados: Todos os dados referentes à propriedade intelectual ficam seguros dentro do banco de dados da empresa.

9. Implantação de Servidores Simplificada: Virtualização é um processo simples, inteligente e econômico. Não há necessidade de se adquirir novos equipamentos, tendo em vista que o que está sendo implementado é um servidor virtual.

10. Múltiplos Sistemas Operacionais em apenas uma plataforma: Com a virtualização, vários sistemas operacionais podem trabalhar juntos em um único servidor físico. Com essa característica você comprova que, ao optar pela virtualização de software, você estará investindo em maior segurança, economia de custos e de espaço físico, que no final das contas farão uma grande diferença positiva para a sua empresa.

Melhor que saber dessas possibilidades é leva-las para sua empresa.

Conecte-se Conosco

Transformamos suas idéias em grandes projetos ...

LOCALIZAÇÃO

Rua Heitor Stockler de França, 396 - Conj. 2303
Curitiba - PR

TELEFONE

(41) 3226-6344
(41) 9 9974-8250

EMAIL

comercial@timr.com.br

WhatsApp

(41) 9 9974-8250